Treino no Parque

Porque vamos combinar que treinar no parque é muito mais gostoso que dentro de uma academia fechada, com ar condicionado, todo mundo apertado e enfezado esperando a maldita da esteira ficar desocupada. Claro que o parque tem uma única desvantagem dentre essas descritas… ele não é à prova de chuva!! Mas quem disse que a chuva é um agravante?!? Pra mim pelo menos, quase nunca. Já corri muitas vezes na chuva e posso te dizer que é uma delíciaaaa!!!

Aliás, semana passada fui treinar no Ibirapuera, numa sexta chuvosa. Adivinha? O parque inteiro só pra mim (praticamente). A chuva passou e eu consegui correr sem chuva, sem ter que desviar de skate, caminhantes, cachorros, crianças, bicicletas ou qualquer coisa que se movimente, ou pelo menos tente se movimentar. Correr com o parque literalmente vazio foi uma experiência nova pra mim. Nunca tinha ido numa sexta chuvosa treinar, e posso te dizer que foi uma prazer diferente, um treino mais descontraído. Consegui prestar atenção em coisas que jamais teria visto com o parque lotado. Vocês já viram quantos gatos existem morando no parque?!? Muitos amiguinhos fazem parte do meio ambiente de lá e certeza que muita gente nem sabe que eles existem, como eu não sabia. (os cachorros saem, e os gatos fazem a festa) rssss

Outra coisa delícia que foi correr num parque todinho pra mim foi enxergar a beleza dele. Ultimamente tenho feito trajetos diferentes da volta tradicional do parque em que todo mundo percorre. Entro em ruelas e estacionamento… e dessa vez vi plantas, árvores, desenhos… até descobri novos bebedouros pelo parque. Isso é muito bom pra quem não corre com garrafinha d’água na mão.

parque-ibirapueira-noiteEnfim, treinar num parque tão grande assim e literalmente vazio, sem obstáculos pra atrapalhar seu treino, é raro e uma delícia, porém fica a dica pra quem quer aproveitar um dia desses tbm. Certifique-se que o parque é seguro. Muitos deles fecham cedo por motivo de segurança, então é claro que não é legal correr muito tarde ou em dias vazios. O Ibirapuera fecha à meia noite. Por ter muitos seguranças e policiais rondando lá por dentro, o parque traz um ar de segurança maior pra correr sozinha, (você e seu iPod). Faça uma checagem com um amigo, ou treinador antes de sair por aí correndo em parques escuros e afastados. 😉

Treinos Semanais
Fiz um schedule* dos meus treinos semanais.
Agora eu treino toda seg/qua/sex no parque (exceto às segundas posteriores às provas de domingo). Os treinos irão variar de 5K a 7K. Quero começar a pegar ritmo pra melhorar meu desempenho nos 5K e ficar menos cansada nos 10K. Só de treinar 3x por semana já percebi que minha respiração melhorou e meus batimentos deram uma leve diminuída, ou seja, meu corpo está se adaptando à novos estímulos. Em Abril vou começar a treinar tiros e fazer algum tipo de musculação com os pesos que tenho em casa. Novos estímulos que me ajudarão não só na melhora do desempenho, mas na perda de peso e massa gorda!!  Xô gordura!!! Tchau!!!

*programação

Deixe um comentário

